Aquecimento de piso vs. Radiadores – as principais diferenças

Este artigo discute as principais diferenças entre o piso aquecido e radiadores como um sistema de aquecimento para sua casa.

As principais diferenças podem ser divididas em 5 pontos principais:

  1. Distribuição de calor
  2. Conforto e Qualidade do Ar
  3. Eficiência de custos
  4. Liberdade de Design
  5. Aquecimento por zonas

Aquecimento central com radiadores foi introduzido na década de 30 e desde então tem sido usado como o sistema de aquecimento padrão das residências, permanecendo praticamente inalterado nas últimas 8 décadas. Mais recentemente, o “Underfloor Heating” surgiu como uma nova solução para o aquecimento central, oferecendo conforto e luxo incomparáveis.
Abaixo, você encontrará uma comparação desses dois sistemas e uma explicação do motivo pelo qual achamos que o piso aquecido é a melhor solução para aquecer uma casa.

1. Distribuição de calor

A escolha do sistema de aquecimento determina a maneira como o calor é distribuído. A proposta do piso aquecido é produzir calor de forma uniforme no ambiente, de forma que a sensação térmica seja a mesma em todos os locais. Esta proposta aumenta o conforto térmico do ambiente devido a forma de distribuição do sistema (que abrange grande parte da área do ambiente). Os radiadores funcionam aquecendo o ar por convecção.

O ar aquecido em direção ao teto e, após resfriar, ele cai ao nível do solo para ser aquecido novamente pelo radiador. Isso cria um fluxo de ar quente e frio e, inevitavelmente, pontos quentes e frios, onde as áreas próximas aos radiadores são mais quentes do que as áreas em outras partes da sala.

Aquecimento por piso e radiadores distribuem o calor de forma diferente. Esta ilustração compara o aquecimento por piso e a distribuição de calor irregular de um sistema de radiadores. Como algumas áreas levam muito mais tempo para aquecer com radiadores e outras áreas estão superaquecidas, pontos quentes e frios reduzem os níveis de conforto ambiente.

2. Conforto e Qualidade do Ar

A maneira como o calor é distribuído influencia na eficiência e no conforto do sistema de aquecimento. O calor radiante, gerado pelo piso aquecido, mantém a umidade natural em uma sala, enquanto a convecção de ar quente tende a reduzir a umidade, o que pode tornar a área aquecida parecer abafada. Se todo o piso da sala estiver aquecido, o calor radiante proporcionará uma dispersão muito uniforme de calor, enquanto o aquecimento convencional aquece inicialmente uma área e, em seguida, leva tempo para circular e atingir o nível de conforto desejado. A elevação da temperatura do ar através do aquecimento convencional pode causar desconforto e superaquecimento, reduzir os níveis de oxigênio e, em última instância, causar problemas respiratórios.

O aquecimento por piso aquecido fornece calor de forma quase uniforme entre os pontos do ambiente, o que reduz o risco de sobreaquecimento de determinadas regiões. Isso torna o piso aquecido o sistema de aquecimento mais próximo possível do ideal.

3. Superaquecimento é ineficiente e caro

Radiadores foram introduzidos como um luxo na década de 30, mas eles são propensos ao superaquecimento, o que torna um sistema de aquecimento muito menos eficiente. A ventilação é frequentemente necessária, como abrir uma janela, fazendo com que a energia seja perdida para o meio ambiente.

A forma como os radiadores produzem calor cria pontos quentes e frios, o que significa que, para se sentir mais quente longe do radiador, é necessário aumentar a temperatura ambiente. Isso fará com que os radiadores criem mais calor e reduzam os pontos frios, mas ao mesmo tempo tornem a área próxima ao radiador ainda mais quente. Este sobreaquecimento significa que a temperatura da sala acabará por se tornar demasiado quente, criando a necessidade de abrir janelas para permitir a entrada de ar fresco, mas ao mesmo tempo permitindo que o calor escape, desperdiçando energia e dinheiro. Desperdício de energia sai caro, isso pode elevar significativamente suas faturas de aquecimento.

4. Liberdade de Design

O piso aquecido é o sonho de um decorador, pois não ocupa nenhum espaço no chão, uma vez que a fonte de calor está dentro do piso. Os sistemas de radiadores são geralmente volumosos e precisam estar dentro da sala, o que significa que o espaço da parede deve ser alocado. Isso se torna extremamente problemático, especialmente em pequenas áreas, como banheiros , onde cada centímetro é necessário para tirar o máximo proveito do espaço.

Piso aquecido não restringe a colocação de móveis e dá total liberdade de design em uma casa.

5. Zoneamento – Controle Individual de Temperatura em Cada Sala

O aquecimento é mais eficiente quando é usado zona por zona. Na maioria dos casos, o aquecimento por piso aquecido é dividido por ambientes, com um termostato controlando cada zona específica. Portanto, existe a possibilidade de aquecer apenas os ambientes de interesse. Por outro lado, os sistemas de radiadores convencionais, tendem a aquecer toda a casa de uma vez e são menos eficientes que o aquecimento por zonas individuais.

Aquecimento de piso pode substituir os radiadores?

Com toda certeza, o piso aquecido é um sistema moderno de aquecimento que proporciona um ambiente mais confortável, com uma distribuição uniforme de calor e uma tecnologia de aquecimento mais eficiente e saudável que a dos radiadores convencionais.
O piso aquecido pode ser sua fonte única de calor no ambiente desde que seja dimensionada corretamente a potência necessária para o aquecimento. As vantagens do aquecimento de piso vão muito além de aquecimento, englobam liberdade de design, saúde, eficiência, tecnologia, conforto e tendência.

A Warmup como líder mundial no setor de piso aquecido, oferece os sistemas mais modernos de aquecimento para sua casa.